7º Meeting da Construção Ascon apresentou cenários e perspectivas para o Brasil

Terça-Feira, 21 de agosto de 2018

Realizado na noite de 16 de agosto, com casa cheia, o evento teve exposição de produtos e
palestras com os novos rumos para a construção civil
 
Realizado desde 2012, o Meeting da Construção da Ascon chegou à sua 7ª edição reunindo empresários, associados e parceiros, na última quinta-feira (16), no Centro de Eventos do CIC-BG, com cerca de 150 participantes presentes. Com a temática de inovação e renovação, o objetivo central foi apontar como superar a crise e se reinventar no mercado da construção civil. “Buscamos nossos palestrantes, analisando o momento econômico e político atual e as transformações que a todo instante o mercado impõe às nossas empresas”, disse Adriano Marcelo De Bacco, presidente da entidade.
 
A primeira palestrante da noite, premiada economista gaúcha Patrícia Palermo, disse que a construção civil viveu duas crises nos últimos anos: a crise da economia brasileira e a sua crise própria, em decorrência da Lava Jato. “Em 2017-2018, a economia ensaia uma recuperação tímida, assentada fundamentalmente no consumo. O investimento teima em não deslanchar, apesar da necessidade indiscutível do país em aumentar a produtividade. A eleição de 2018 só potencializa a incerteza, e torna a realidade da construção civil desafiadora. Nesse cenário, mais do que nunca, o setor precisa procurar tornar-se mais eficiente, reduzindo desperdícios e retrabalho. Desperdícios e retrabalho são custos que podem e devem ser evitados”, destacou Patrícia.
   
O vice-presidente de obras públicas da Ascon, Eng.Milton Milan, apresentou o projeto para a criação de um Conselho Municipal, que nasceu em decorrência do evento “O futuro da minha cidade”, realizado em abril pela Ascon, com a parceria da Câmara Brasileira da Construção (CBIC). O conselho consiste em grupo de trabalho para avaliar e desenvolver estudos necessários para os problemas atuais e que por ventura venham a ocorrer em nossa cidade, sempre com um olhar 20 anos à frente, por isso o projeto está sendo intitulado Bento +20. “Nós temos que abranger to­das as áreas e pensar em um conjunto total para que a cida­de realmente cresça”, afirma Milan.
 
Encerrando a programação, a especialista em Políticas Sociais e Mestre em Ciência da Informação, Roberta Aviz abordou o tema “Transfor­mação Digital nas Empresas” e falou das mudanças no mundo, sob o olhar dos negócios que também passam por constantes alterações. “Hoje estamos em um mun­do volátil, incerto, complexo e ambíguo. E por estarmos em uma era exponencial, onde o crescimento não segue uma linearidade, tudo vai mudan­do e precisamos estar atentos para não ficar de fora do cená­rio”, disse Aviz, que apresentou alguns cases com caminhos e soluções que já vem sendo aplicados por empresas da construção civil, neste momento de transformação digital vivido pelas organizações.
 
Além dos importantes temas abordados pelos palestrantes, marcas expressivas patrocinaram o evento e estiveram presentes apresentando seus diferenciais:
 
Com 57 anos de tradição, a Meber Metais marcou presença novamente no evento, apresentando seu portfólio de produtos e soluções completas em metais para banheiros, lavabos e cozinhas. No ranking das cinco principais fabricantes de metais do país, a empresa conta com um processo produtivo amparado pelo que há de mais atual em tecnologia para o setor, garantido a excelência em cada item com a assinatura da marca. Segundo o diretor da empresa, Carlos Bertuol, “O Meeting da Construção é, sem dúvida, uma enriquecedora oportunidade de atualização para os profissionais do setor, permitindo-lhes contato com valiosos dados acerca do panorama do setor e acesso a informações que contribuem com a qualificação macro do segmento. Outro viés relevante é o estreitamento do relacionamento e fomento à formação de novas parcerias que, futuramente, podem se transformar em promissores negócios”.
 
Também renovando a parceria no evento, a Pauluzzi Blocos Cerâmicos e a Vinícola Salton destacam a importância do setor da construção civil para o crescimento do país. Já a Alpa Alumínio, presente pela primeira vez no evento acredita que o Meeting da Construção, além de movimentar o mercado da construção civil local, também oportuniza o crescimento profissional dos envolvidos, pois sempre traz temas relevantes. Com 15 anos de experiência na distribuição de alumínio e comercialização de perfis para a construção civil, a empresa oferece todas as linhas e tipologias de esquadrias e fachadas do mercado. O mais novo lançamento é o modelo de perfil para a execução de esquadrias, especialmente desenvolvido para atender obras de alto padrão. O produto permite mais liberdade de criação ao arquiteto já que as esquadrias podem ser projetadas em variadas dimensões, sem abrir mão do design. Localizada em Caxias do Sul, em uma área de mais de 4 mil metros quadrados, a empresa conta com um vasto estoque de material natural, pintado em branco, anodizado bronze e pintura efeito madeira, tudo isso a pronta-entrega.
 
A sempre parceira CAIXA, tem estreita relação com o setor da construção civil, oferecendo linhas de crédito para a construção e comercialização de novas unidades, PEC – Plano Empresa da Construção Civil, para produção de empreendimentos imobiliários, possibilidade de alocação de recursos e concessão de financiamentos, entre tantos outros benefícios. A Caixa é o maior operador de crédito imobiliário no Brasil, possuindo um share aproximado de 69% e sua tradição no segmento imobiliário, transmite segurança e credibilidade aos clientes. Segundo o Superintendente da Regional Serra Gaúcha, Rodrigo C. Medeiros: “O Meeting da Construção é de suma importância para disseminação de conhecimento e trocas de experiências, pois representa uma oportunidade de ter uma visão mais ampla sobre as perspectivas e expectativas em relação ao cenário econômico, especialmente no que tange ao segmento das construção civil e habitação. Além disto, serve como um motivador aos envolvidos para que se busque a superação dos desafios que o momento representa”. A Caixa apoia e incentiva eventos como esse.

Patrocinadores


Apoiadores

Índice INCC

Novembro/2018 - N° Índice: 743.755 - Variações:

0,26%

% ao mês

3,83%

% ao ano

3,98%

% ao 12 meses