Ascon e Aearv promovem palestra sobre acessibilidade

Quarta-Feira, 25 de maio de 2016

Encontro, realizado dia 24 de maio, abordou a NBR 9050/2015

A mesatenista paraolímpica Rosângela Dalcin e o arquiteto Eduardo Ronchetti de Castro ministraram palestra no dia 24 de maio, no auditório da Meber, em ação promovida pela Ascon Vinhedos e Aearv. Com o tema “Acessibilidade: conhecendo e aplicando a NBR 9050/2015” o intuito foi reunir engenheiros e arquitetos associados às entidades para discutir os espaços acessíveis e inclusivos a todos, tema que está na NBR 9050/2015, mas que ainda gera incertezas entre os profissionais.

Rosângela Dalcin elencou as principais dificuldades que enfrenta na sua rotina, desde atividades simples, como escovar os dentes até as mais difíceis, como percorrer as ruas de cadeira de rodas. Para ela, a falta de acesso para pessoas com deficiência e o mal planejamento de espaços acaba limitando ainda mais a vida de quem já enfrenta limitações.

O arquiteto Eduardo Ronchetti de Castro, referência em acessibilidade, utilizou exemplos da mesatenista para apresentar parâmetros técnicos da norma que devem ser aplicados tanto na etapa de projeto, quanto na construção, instalação e adaptação de edificações, no meio urbano e rural.

Para o ingresso ao evento foi solicitada a doação de um quilo de alimento não perecível que serão distribuídos a uma instituição de caridade.

Patrocinadores


Apoiadores

Índice INCC-M

Julho/ 2020 - N° Índice: 795,235

0,84%

no mês

2,55%

no ano

3,95%

12 meses