Compra segura do seu imóvel: o que observar?

Sexta-Feira, 11 de maio de 2018

Informações e cuidados para nortear a aquisição de um imóvel na planta

A compra de um imóvel é sempre um grande passo para o investidor, por inúmeros motivos e, de um modo geral, é uma negociação de médio e longo prazo, pela complexidade de itens a serem observados. Quando adquirido na planta, para aqueles que tem como aguardar o tempo previsto de conclusão da obra, pode oferecer muitas vantagens, como economia de até 40% em relação aos imóveis prontos e grande valorização até a entrega do empreendimento. Mas, quando não são observadas algumas premissas, estes benefícios podem se tornar dor de cabeça para o comprador. Por isso, a Ascon Vinhedos – Associação das Empresas da Construção Civil do Vale dos Vinhedos elencou alguns tópicos importantes para nortear o momento da compra.

  • Aquisição com acompanhamento de profissional qualificado. Observar que corretor imobiliário esteja devidamente cadastrado no Creci;
  • Avaliar idoneidade da Construtora, seu tempo de mercado e histórico de empreendimentos, tanto na qualidade, quanto nas condições financeiras da mesma (consulta ao Serasa da empresa, por exemplo);
  • Pesquisar as entregas anteriores das obras da construtora, se cumpriram prazos ou teve registros de muitos atrasos;
  • Verificar se o empreendimento está aprovado pela Prefeitura Municipal, no IPURB, que garante entre outras exigências, que esteja assinada a ART do responsável pela obra.
  • Consultar a documentação da obra e ter a certeza da incorporação da mesma. Segundo a lei 4591 (1964), antes de iniciar uma negociação imobiliária as incorporadoras devem assegurar no Registro de Imóveis, documentações básicas como aprovação do projeto na prefeitura, cálculo exato da área do imóvel, matrículas, entre outros;
  • Verificar os prazos, como o de início e término do empreendimento, bem como as carências.
  • Avaliar o memorial construtivo do empreendimento, conferindo se todos os itens oferecidos são condizentes com o que está sendo vendido.
  • Avaliar se o valor de venda é condizente com o praticado pelo mercado para obras da mesma região, metragem ou com acabamentos similares, deve-se ficar atento às ofertas muito abaixo do valor de mercado, evitando possíveis contratempos.
  • Para garantias legais, sempre em cada contrato, buscar orientação jurídica para redimir quaisquer dúvidas e o contrato deve ser registrado no Cartório de Registros de Títulos e documentos;
  • Visitar o local da construção da obra e a documentação do terreno;
  • Existem empreendimentos enquadrados no Patrimônio por Afetação, que é uma garantia que por quaisquer motivos que possam ocorrer o imóvel ficará protegido juridicamente, não podendo por exemplo, ser dado como garantia e nem ser hipotecado.
  • Arquivar os registros de contato entre as partes, bem como materiais gráficos do empreendimento, conversas por e-mail e outros pontos da negociação também pode dirimir erros de interpretação, ou mesmo informações equivocadas.

 

Desde sua criação, em 1996, a Associação das Empresas de Construção Civil de Bento Gonçalves (Ascon Vinhedos) sempre atuou na coordenação e proteção das empresas de construção civil da região, além de desenvolver relações entre os associados, estimulando a formação de mão de obra especializada e ações para a melhoria da qualidade e da produtividade do setor. Segundo o presidente da entidade, Adriano Marcelo De Bacco “Trabalhamos para contribuir com a qualificação das construtoras e prestadoras de serviço da construção civil, de Bento Gonçalves e região. Acreditamos que um setor organizado e fortalecido oferece muita seriedade e garantia à sociedade. Adquira imóveis de empresas sérias e idôneas e tenha muito mais tranquilidade em seus investimentos”.

Patrocinadores


Apoiadores

Índice INCC

AGOSTO/2018 - N° Índice: 738,158 - Variações:

0,30%

% ao mês

3,05%

% ao ano

3,83%

% ao 12 meses