Entidades conhecem, no CIC BG, o Masterplan para Bento Gonçalves

Sexta-Feira, 30 de outubro de 2020

Representantes das entidades participantes do conselho Bento+20 conheceram o conteúdo do Masterplan de Bento Gonçalves. O material com propostas para o futuro de Bento Gonçalves para os próximos 20 anos foi apresentado pelo presidente do conselho, Milton Milan, em encontro no Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG) na tarde de 15 de outubro.

Na apresentação, assistida também pelo prefeito e presidente de honra do conselho, Guilherme Pasin, Milan detalhou rapidamente alguns pontos do trabalho desenvolvido ao longo do último ano por cerca de 200 voluntários. Eles estiveram envolvidos não apenas no debate das ideias de futuro para Bento, mas também na construção das diretrizes e dos planos de ações para concretizá-las até 2040. Os temas abarcam propostas em 10 áreas consideradas vocacionais do município – Cidadania; Desenvolvimento Rural; Educação; Indústria, Comércio e Serviços; Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Saúde; Segurança; Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo; Turismo e Cultura; e Urbanismo, Mobilidade Urbana e Infraestrutura.

Para cada uma das chamadas câmaras técnicas, participantes de notório conhecimento em suas áreas mostram o porquê que as ações precisam ser feitas, indicam quem as fará e em que prazo. Ao todo, foram construídas 90 diretrizes e quase 400 planos de ações, baseadas numa matriz SWOT que apontou forças, fraquezas, oportunidades e ameaças em cada segmento. “Se parte disso for feito, gradativamente, nos próximos anos, Bento terá um grande acréscimo de qualidade de vida”, disse Milan. Mas o presidente do Bento+20 ressaltou que este planejamento não é engessado e que, a cada dois anos, o conteúdo deve passar por revisões. “Nós não conseguimos prever 20 anos na frente de modo algum, o que estamos oferecendo são diretrizes e, caso percebamos que não sejam coerentes, poderemos incluir algumas e excluir outras”, continuou.

O Bento+20 nasceu a partir de uma sugestão da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), criadora do projeto “O Futuro da Minha Cidade”, que procurou a Ascon Vinhedos para que esse conceito fosse aplicado em Bento Gonçalves. À época, o então presidente da Ascon, Adriano M. De Bacco, buscou apoio junto ao CIC BG para que fosse possível agregar as demais entidades do município ao projeto.

Apoiador do Bento+20, o prefeito Guilherme Pasin, agradeceu aos voluntários que participaram do projeto e reiterou o documento como guia aos futuros gestores municipais. “A gente passa a ampliar o horizonte e a enxergar o futuro, e toda sociedade precisa absorver esses nortes para que isso se concretize. Esse é um desejo da sociedade bento-gonçalvense construído com muito esforço, isso aqui é mais rico do qualquer recurso, é o nosso mapa do futuro”, disse o prefeito. A íntegra do Masterplan pode ser acessa em http://bentomais20.com.br/

Patrocinadores


Apoiadores

Índice INCC-M

Novembro/ 2020 - N° Índice: 835,305

1,29%

no mês

7,71%

no ano

7,86%

12 meses