Ajudando a construir um Plano Diretor para o bem coletivo

Terça-Feira, 27 de agosto de 2013

Ascon Vinhedos entrega documento com propostas para o Plano Diretor de Bento Gonçalves em 39 itens

A revisão do Plano Diretor de Bento Gonçalves, que está sendo trabalhada pela Administração Municipal, deve levar em conta considerações e sugestões oferecidas pela Associação das Empresas de Construção Civil da Região dos Vinhedos (Ascon Vinhedos). O documento com propostas em 39 itens e que busca melhorar a qualidade de vida na cidade foi entregue ao prefeito Guilherme Pasin na manhã desta terça-feira, dia 27, no Palácio Municipal, e será peça importante para as mudanças que virão a ser feitas em Bento Gonçalves.

“Trabalhamos em um projeto global, pensando não apenas na construção civil, mas também nos outros setores, para que a cidade fique melhor”, afirmou o presidente da Ascon Vinhedos, Diogo Parisotto, durante a entrega do documento, que representa sugestões a serem avaliadas e consideradas, ou não, pela equipe responsável pela revisão do Plano Diretor.

Referenciados por ideias e trabalhos de profissionais brasileiros renomados, o estudo feito pela Ascon Vinhedos tem como principal objetivo reestruturar o desenvolvimento urbano atual, contemplando os mais variados pontos. Foram 11 meses de trabalho, quase 50 reuniões abertas em encontros semanais num amplo debate que envolveu engenheiros, arquitetos, administradores de empresas, corretores de imóveis, loteadores, economistas, construtores e incorporadores de imóveis ligados à Ascon Vinhedos.

“Não somos donos da verdade, mas justificamos todas as propostas, por isso, se houver alguma crítica, que seja responsável e justificada, e se surgirem ideias melhores, ótimo”, declarou o ex-presidente da entidade, engenheiro civil Cedamir Polleto, que coordenou o estudo da revisão. O trabalho também contou com a colaboração de Valdir Ferrari, Milton Milan e André Sebben, que integraram a comissão, além de outros profissionais que participaram das reuniões abertas.

A prefeitura recebeu com otimismo o documento que deve auxiliar na melhoria do Plano Diretor. “Este material vai ser de extrema importância”, garantiu o prefeito Pasin. “Cabe a nós receber esta contribuição da Ascon e levar junto ao grupo que trabalhará na revisão do Plano Diretor”, completou ele. Segundo Pasin, uma assessoria técnica terceirizada irá trabalhar no projeto. O edital será publicado no mês que vem, quando um cronograma das atividades será definido. As mudanças no Plano Diretor também serão debatidas com a comunidade, através de audiências públicas. “Vamos trabalhar em conjunto para que nossa legislação seja a mais justa possível”, concluiu Pasin.

Cópia do documento também foi entregue ao presidente da Câmara de Vereadores, Valdecir Rubbo, e ao diretor do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ipurb), João Marcelo Bertani.

Revisão propõe mudanças inovadoras
O estudo realizado por profissionais ligados à Ascon Vinhedos teve como base a construção de uma cidade sustentável, com desenho urbano na escala do pedestre (trabalhar, estudar, morar e divertir-se preferencialmente a pé). A descentralização é um dos pontos que nortearam a revisão, buscando melhor qualidade de vida nos bairros.

A cidade compacta e verticalizada, conforme o projeto, é um vetor importante para liberação de áreas verdes. “É necessário adensar o centro com mais habitantes, aproveitando os serviços e infraestrutura já disponíveis. E, mais do que adensar o centro, é preciso estimular o surgimento de outros pólos de desenvolvimento dentro da cidade”, menciona o documento entregue à Prefeitura.

O trânsito foi uma das questões abordadas no estudo, que na proposta nº 14 sugere a criação de um Centro de Integração de Modais (CMI), que se trataria de um espaço multiuso que considerado estratégico para a melhoria da mobilidade urbana, em especial do centro da cidade. O complexo, planejado para ocupar a área do antigo estádio do Esportivo (Estádio da Montanha), localizado na Av. Osvaldo Aranha, seria um espaço multiuso, contemplando vagas de garagem de automóveis e bicicletas, um terminal de ônibus urbano, integração com um futuro modal ferroviário, e ainda um local para eventos.

Devido ao tempo reduzido para o estudo do Plano Diretor, a comissão da Ascon garante que as alterações propostas não esgotam o assunto, uma vez que os itens estudados se limitaram aos pontos julgados mais importantes e a algumas situações particulares.

Patrocinadores


Apoiadores

Índice INCC-M

Março/2024 - N° Índice: 1.093,503

0,24

no mês

0,68

no ano

3,29

12 meses

Nós utilizamos cookies neste site para melhorar a sua experiência de navegação e nosso desempenho, analisar como você interage em nosso site ou ainda para personalizar conteúdos. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.

PROSSEGUIR