Fortalecimento, capacitação e qualificação do setor da construção civil: esses são os pilares sobre os quais está edificada a história da Ascon Vinhedos. Fundada em 18 de março de 1996, pela iniciativa e união de 14 empresários do setor, a associação construiu ao longo destes 25 anos uma trajetória de muitas conquistas para o segmento da construção civil da região.
Com os objetivos de impulsionar o crescimento do setor na região, colaborar com instituições e poder público para ações voltadas ao bem coletivo, promover e qualificar a formação técnica, promover pesquisas qualitativas e de produtividade do setor, além de contribuir e dar suporte para o fortalecimento das empresas associadas, a entidade realizou ao longo destes anos inúmeras atividades para o desenvolvimento do setor.
Atualmente, a Ascon Vinhedos representa as empresas da construção civil de Bento Gonçalves, Garibaldi, Carlos Barbosa e região, atuando em diversas frentes para fortalecer o segmento, através de ações que promovem a qualificação profissional de todos da cadeia, além de estratégias que fomentam a negociação direta dos seus associados, tanto com fornecedores quanto com o consumidor final.
A construção conjunta sempre foi a motivação para os associados que integraram as diretorias da entidade. O empresário Adriano Marcelo De Bacco, presidente do Conselho Superior da associação e que esteve à frente da diretoria no biênio 2018/2019, comenta que aceitou o convite e o desafio de conduzir a entidade com a meta de manter a Ascon como uma marca atuante e reconhecida como representante da construção civil da nossa região.
“Sou associado desde o ano 2000 e é com muito orgulho que faço parte destes 25 anos da Ascon, associação forte e reconhecida na região. Prova deste reconhecimento foram os inúmeros convites recebidos ao longo do período em que fui presidente, onde pude representar a Ascon perante outras entidades e órgãos públicos, participando de discussões relevantes, não somente para a construção civil, como também para o crescimento regional”, afirma De Bacco.
Para o presidente da Ascon na gestão 2020/2021, o engenheiro civil Milton Milan, a cada ano a Ascon tem mostrado que o associativismo é o caminho para o fortalecimento dos setores, das suas empresas e das relações entre seus integrantes, levando não somente o progresso econômico da atividade, mas relevantes ações para a comunidade.
Prova recente disso, foi que em 2020, mesmo em um ano em que a pandemia da Covid-19 impediu as habituais atividades presenciais da associação, a Ascon uniu forças com o CIC-BG e outras entidades, empresas e poder público para em tempo recorde construir os 40 novos leitos de isolamento do Complexo Hospitalar anexo à UPA de Bento Gonçalves, mostrando mais uma vez que o associativismo e união podem realizar grandes projetos em benefício do bem comum.
Muitas foram as conquistas e projetos desenvolvidos pela Ascon ao longo destes 25 anos. Confira alguns momentos mais recentes desta trajetória e acompanhe semanalmente as redes socias da entidade, onde será realizado um resgate de fatos importantes desta história.
MEMÓRIA ASCON
Sede própria:
Em 2018 a Ascon deu um importante passo para consolidação da entidade, com a aquisição de sua sede própria, localizada junto ao Centro Empresarial Bento Gonçalves. Além de receber as reuniões periódicas de diretoria, o espaço também está à disposição dos associados para a realização de reuniões, encontros, treinamentos entre outras atividades.
Censo Imobiliário de Bento Gonçalves:
Realizado pela Ascon a partir do ano de 1998 e publicado anualmente desde então, o Censo Imobiliário tem como principal objetivo ser uma ferramenta para o planejamento das empresas do setor da construção civil. Ao longo dos anos, consolidou-se como um instrumento valioso para a construção civil da região, pois a partir dos dados apresentados, aliados a outros indicadores do mercado imobiliário e da economia, os empresários do segmento podem nortear seus planejamentos e definir as estratégias para os próximos anos. A construção civil tem uma particularidade importante em relação ao lançamento e comercialização de seus produtos, porque envolve em média de três a cinco anos entre a apresentação ao mercado, venda e entrega dos imóveis. As últimas edições da pesquisa estão disponíveis para consulta do site www.asconvinhedos.com.br.
Meeting da Construção:
Realizado pela primeira vez em julho de 2012, o Meeting da Construção entrou para o calendário anual de eventos da entidade, reunindo associados da entidade e interessados ou envolvidos com o setor da construção civil em um encontro voltado ao networking e à informação. Seu principal objetivo é apresentar ao público informações relevantes, com temas do panorama econômico, cenários e perspectivas e cases de sucesso. Ao longo das 8 edições, trouxe muitos nomes importantes em seus palestrantes, assim como firmou parcerias com relevantes marcas.
Ascon Panorama - Perspectivas e Cenários:
Evento que passou a integrar o calendário de eventos da entidade em 2018 e ocorre no primeiro bimestre, é um encontro que tem por objetivo debater a atualidade e analisar os aspectos relevantes e as previsões para o ano que se inicia.
Salão do Imóvel:
A primeira edição do Salão do Imóvel aconteceu em novembro de 1998, com o objetivo o objetivo de aproximar as construtoras daqueles que estavam em busca da realização do sonho da casa própria. Realizado atualmente junto à Expobento, o Salão do Imóvel segue oferecendo, em parceria com construtoras, incorporadoras e imobiliárias, grandes oportunidades para quem busca um imóvel para morar ou investir.
O Futuro da Minha Cidade:
Evento realizado em abril de 2018, por convite da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), teve por objetivo mobilizar a sociedade de Bento Gonçalves para ser protagonista no futuro da cidade, visando articular e ordenar as ações no intenso processo de urbanização vivido pelo município. Após o encontro, que mobilizou mais de 130 representantes de entidades e da comunidade local, reuniões foram realizadas ao longo de 2018 para articular a criação de um conselho para dar prosseguimento ao projeto, culminando na criação do Bento +20. Em 2020, após sua estruturação e trabalho das Câmaras Técnicas, apresentou ao poder público e comunidade o Masterplan de Bento Gonçalves, material com propostas para o futuro da cidade para os próximos 20 anos.
Novos leitos no Complexo Hospitalar
Em abril de 2020, foram entregues oficialmente à comunidade, durante visita técnica de apresentação do espaço, os 40 novos leitos de isolamento para Covid-19 construídos no Complexo Hospitalar anexo à UPA de Bento Gonçalves. A obra foi realizada em tempo recorde, por meio da cooperação entre sociedade civil, empresários, voluntários e o poder público e teve coordenação da Ascon Vinhedos, através do presidente da entidade, Milton Milan.