Ascon Vinhedos e Senai unidos para qualificar construção civil

Terça-Feira, 20 de novembro de 2012

Ideia é preparar de forma eficiente e prática os profissionais para o mercado de trabalho

Um dos desafios permanentes da Ascon Vinhedos é criar uma escola de aprendizagem para preparar mão de obra qualificada para o setor da construção civil em Bento Gonçalves. A parceria fortalecida com o Senai RS surge como uma grande oportunidade para a realização de cursos que possam atender essa demanda. A capacidade hoje oferecida para esta finalidade foi apresentada ontem, 19, pelo diretor regional do Senai RS, José Zortéa, em palestra promovida pela Ascon Vinhedos.

Diante da carência de mão de obra qualificada, Ascon Vinhedos e Senai RS uniram forças ampliando a parceria de anos, o que resultou em diversas ações com benefícios para o setor. Durante o ano de 2012, centenas de vagas foram abertas em inúmeros cursos de aprendizagem em áreas específicas da construção civil, conforme demanda apresentada, muitas delas viabilizadas de forma gratuita devido ao Pronatec. O objetivo é qualificar quem já é do ramo, mas também o publico jovem para que ingresse com força neste mercado de trabalho.

De acordo com Zortéa, foram registradas no ano 748 matrículas na área da aprendizagem industrial básica e 56 na aprendizagem industrial técnica. “Esses números mostram a disparidade de interesse entre determinados campos”, afirmou o diretor regional, que avalia a situação como um grande problema a ser superado. “Os jovens precisam se qualificar mais. É para isso que trabalhamos, oferecendo toda a estrutura necessária. Mas esse público precisa se interessar mais por cursos técnicos, porque é muito importante”, disse. Ele acrescentou, ainda, que a educação no Brasil está passando por um momento delicado. “Além de existir pouco interesse por parte dos jovens, o ensino está precário, resultando em profissionais de baixa qualidade”, concluiu.

Diversos cursos já estão garantidos para 2013. Outros ainda deverão formatados a partir de encontros entre a Ascon Vinhedos e o Senai RS. O presidente da Ascon Vinhedos, Diogo Parisotto, comemora a parceria que tem sido de extrema importância na atualização dos profissionais que atuam no setor. “O know how e a capacidade para desenvolver cursos personalizados do Senai tem atendido nossa demanda”, avaliou.

Patrocinadores


Apoiadores

Índice INCC-M

Maio/2024 - N° Índice: 1.104,457

0,59

no mês

1,69

no ano

3,68

12 meses

Nós utilizamos cookies neste site para melhorar a sua experiência de navegação e nosso desempenho, analisar como você interage em nosso site ou ainda para personalizar conteúdos. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.

PROSSEGUIR