Menor Aprendiz abre curso para Pedreiro de Edificações em Bento
Segunda-Feira, 09 de setembro de 2013
Além de atender demanda existente, programa também cumpre papel social. Interessados já podem contatar a Ascon Vinhedos
Jovens de 16 a 22 anos podem participar do Programa Menor Aprendiz para a construção civil em Bento Gonçalves, através do curso de Pedreiro de Edificações ministrado pelo Senai Cetemo numa parceria com a Ascon Vinhedos. Os jovens interessados devem procurar a entidade ainda em setembro, para serem encaminhados às empresas que manifestaram necessidade de contratação, a fim de que toda documentação esteja pronta a partir do dia de 7 de outubro, quando abrem as inscrições.
“A realização deste curso para Menor Aprendiz, além de qualificar mão de obra para nossas empresas, também resolve uma situação que é exigida por lei no que diz respeito à contratação de jovens aprendizes”, destaca o vice-presidente das Ascon Vinhedos em Administração e Finanças, Diego Panazzolo. O programa é regulamentado pela Lei 10.097/2000 que determina a contratação de jovens como aprendizes. Empresas de médio e grande porte são obrigadas a contratar uma cota de 5% a 15% do seu quadro de funcionários cujas funções demandem formação profissional, ou seja, a partir de sete funcionários as empresas já devem contratar um jovem aprendiz.
A proposta do programa Menor Aprendiz foi apresentada à Ascon Vinhedos e seus associados pelo diretor do Senai Cetemo, Cesar Augusto Modena, no dia 28 de agosto. O evento serviu para deixar todos a par de como funciona e quais os benefícios da profissionalização na cidade, através do programa.
Ofertando 25 vagas, o curso é gratuito e o aprendiz recebe da empresa o valor correspondente a meio salário mínimo regional. O curso tem início previsto para o dia 21 de outubro, devendo formar profissionais com competências necessárias para executar alvenarias, acabamentos, coberturas, formas para concreto, ferragens, além de instalações hidrossanitárias e elétricas, assegurando padrões de qualidade e economicidade, além de respeitar as especificações técnicas, normas e prazos estabelecidos no projeto.
Com duração de um ano e meio – carga horária de 1.200 horas – o curso acontece na parte da manhã, das 7h45min às 11h45min e exige escolaridade mínima de 6ª série concluída. As inscrições estarão abertas do dia 7 de outubro até durarem as vagas.
Matrículas
O interessado deve procurar a Ascon Vinhedos, através do telefone (54) 3454.5734, a qual encaminhará o candidato às empresas que previamente manifestaram interesse junto à entidade. Depois disso, a empresa preenche a carta de encaminhamento formal, e o candidato deve procurar a sede do Senai Cetemo acompanhado por um responsável legal e apresentando: cópia da carteira de identidade; cópia do CPF; três fotos 3x4; comprovante de residência; atestado de matrícula na escola regular ou histórico do Ensino Médio; e carta de encaminhamento formal da empresa, se comprometendo a contratar o aluno durante o período do curso.