Presidente da CBIC diz que Brasil vive crise de confiança
Segunda-Feira, 13 de julho de 2015
José Carlos Martins esteve em Bento Gonçalves, na última sexta-feira, durante o 4º Meeting da Construção
Um cenário nada animador para a indústria da construção civil no Brasil foi apresentado, para mais de 100 pessoas, pelo presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, entidade que reúne 79 sindicatos e associações patronais do setor da construção nas 27 Unidades da Federação. A autoridade máxima do setor no país esteve presente em Bento Gonçalves na noite de sexta-feira, 10 de julho, para o 4º Meeting da Construção, evento realizado pela Ascon Vinhedos.
O evento, que contou com a presença do prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, de presidentes e diretores de Sinduscon de várias regiões do Rio Grande do Sul, além de empresários e demais profissionais do setor, permitiu a troca de informações sobre diversos temas ligados à construção civil. De acordo com Martins, o Brasil vive uma crise diferenciada, que não é de liquidez, mas de confiança. “Vivemos no passado um momento de muita bonança e tenho certeza de que esse período difícil vai passar, mas precisamos estar melhor preparados para essa nova fase”, enfatizou.
Martins ressaltou que Bento Gonçalves é um local privilegiado, em que a crise não chegou forte, mas destacou que existem cidades e estados que têm enfrentado momentos bastante difíceis. O presidente da CBIC citou as parcerias público-privadas e concessões como alternativas para a busca de novas oportunidades. “Precisamos trabalhar com a capacidade de investimento privado e, sem dúvida, ter uma gestão mais eficaz”, observou.
Ao fim da palestra, Martins abriu espaço para perguntas e entre os questionamentos estiveram temas como: investimento de capital estrangeiro no país, momento das plataformas petrolíferas, programa de proteção ao emprego, desoneração, recursos do FGTS e programa Minha Casa Minha Vida.
Para Diego Panazzolo, presidente da Ascon Vinhedos, o Meeting mais uma vez cumpriu sua missão de trazer para o evento informações sobre o futuro do setor, auxiliando para a tomada de decisões estratégicas das empresas. “A presença do presidente da CBIC foi imprescindível para nos apresentar um panorama atual e real do setor e expressar suas ideias sobre os mais diversos temas que ligam nosso setor. Sem dúvida, saímos mais preparados”, concluiu.
Fotos crédito: Rosângela Longhi/Conceitocom Brasil