Representantes locais levam reivindicações a Porto Alegre
Quinta-Feira, 22 de agosto de 2013
Comitiva buscou autoridades para solucionar problemas enfrentados pela construção civil nos municípios da região
Em nome da construção civil regional, representantes de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa reuniram-se nesta quarta-feira, dia 21, com a Secretaria Estadual de Segurança Pública e o Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul, para tratar sobre os problemas enfrentados hoje pelo setor, especialmente quanto à demora na liberação dos alvarás de prevenção e combate a incêndios. O encontro, realizado em Porto Alegre, contou com a presença de autoridades militares, políticas e representantes do setor privado, incluindo a Associação das Empresas de Construção Civil da Região dos Vinhedos (ASCON Vinhedos), que conta com 80 associados de Bento e região.
Entre os problemas levados a conhecimento das autoridades responsáveis, o principal deles é a lentidão enfrentada pelos profissionais na liberação de projetos técnicos, do Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI). “A reunião foi extremamente positiva, foram tomadas decisões que vão melhorar o processo de liberação”, afirma o presidente da Ascon Vinhedos Diogo Parisotto, que também representou a Câmara de Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves (CIC/BG).
Além da ASCON Vinhedos e da CIC/BG, o encontro também contou com a Associação do Comércio, Indústria e Serviços (ACI) de Carlos Barbosa, representada por empresários e pelo presidente Fabiano Ferrari, e a CIC de Garibaldi, através do diretor executivo Luiz Carrer.
Do Poder Público, Garibaldi esteve representada pela Secretária de Planejamento, Indústria e Comércio, Rosângela Bavaresco dos Santos e, representando Bento Gonçalves, o Secretário de Desenvolvimento Econômico Neri Mazzochin. A mobilização conta com o apoio da Associação das Entidades Representativas da Classe Empresarial da Serra Gaúcha (CICS Serra), entidade que abrange 11 municípios da região.
O grupo foi recebido pelo assessor da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Nereu Vargas de Castro, e o chefe do Estado Maior do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul, Evaldo Rodrigues de Oliveira Junior, que prometeram destinar um novo oficial para agilizar o andamento dos processos de PPCI na região.
A corporação dos bombeiros de Bento Gonçalves conta atualmente com apenas um oficial autorizado a assinar o documento, por isso, uma das medidas tomadas na reunião será o envio de mais um oficial para agilizar o andamento dos processos de PPCI na região. Um novo software para a análise de projetos é outra medida, que tem previsão de ser implantada em outubro deste ano. As Prefeituras também serão reforçadas com mais profissionais destinados ao setor de protocolos.