UCS oferece serviço para adequação à NBR
Sexta-Feira, 09 de agosto de 2013
Laboratório da Universidade de Caxias do Sul (UCS) faz ensaios de desempenho térmico e acústico, exigidos na NBR 15.575
A NBR 15.575, que passou a vigorar para projetos protocolados a partir do dia 19 de julho, visa garantir a qualidade do imóvel habitacional. Dentre os requisitos, está o desempenho acústico e térmico, que devem ser comprovados no projeto através de testes em laboratório. Para atender esta nova demanda, o Laboratório de Tecnologia Construtiva (LBTEC), da Universidade de Caxias do Sul (UCS), está oferecendo testes voltados para a norma, em uma parceria com a Sinduscon, de Caxias do Sul.
A NBR 15.575 visa um mínimo de conforto acústico, onde devem ser testados os ruídos provenientes do exterior do edifício, além de ser feita um isolamento acústico adequado entre os ambientes. A carga térmica transmitida ao ambiente, por radiação solar, também é uma preocupação da norma, que exige um sistema de coberturas adequado e equipamentos de ventilação, caso necessário.
“Os novos projetos precisam passar por estes testes feitos pelo laboratório da UCS, que é o único da Serra a prestar este tipo de serviço”, afirma o presidente da Ascon Vinhedos, Diogo Parisotto. Desde 2004, o LBTEC presta serviços na área de ensaios tecnológicos de materiais de construção, buscando preencher uma lacuna até então existente na região de abrangência da Universidade de Caxias do Sul.
O laboratório da UCS realiza ensaios de desempenho acústico in loco de edifícios, medindo ruído de impacto em sistemas de pisos, ruído aéreo em vedações verticais externas e internas, e ruído aéreo em sistemas de pisos. Na avaliação do desempenho térmico, a equipe realiza medição in loco, contando com simulação computacional com o software Energy Plus.
Informações pelos telefones (54) 3289-9026 ou 3289-9036, ou pelo e-mail: llabtec@ucs.br.